Caracterização do Serviço de Terraplenagem

O serviço de terraplenagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras de engenharia, tais como açudes, canais de navegação, canais de irrigação, rodovias, ferrovias, aeroportos, pátios industriais, edificações, barragens e plataformas diversas. A literatura técnica brasileira de engenharia carece de uniformização normativa, não existindo uma definição de terraplenagem de consenso, cada autor definindo terraplenagem do modo que julga mais conveniente. Alerta-se, portanto, que a definição aqui adotada não tem validade de norma. Definição: Terraplenagem é a técnica de engenharia de escavação e movimentação de solos e rochas. O termo técnico mais usualmente adotado para terraplenagem em rocha é desmonte de rocha.

O serviço de terraplenagem compreende quatro etapas: .

escavação; . carregamento; . transporte; . espalhamento.

todo serviço de terraplenagem sempre contém as quatro etapas citadas acima; . nem todo material escavado em terraplenagem é destinado à confecção de aterro, podendo ser descartado como bota-fora; . os equipamentos de compactação de aterros são de natureza diferente dos equipamentos de terraplenagem.

Terraplanagem
Na conformação do relevo terrestre o serviço de terraplenagem sempre contém duas atividades características: escavação de material em um determinado local e espalhamento deste material em local distinto do primeiro. Pode-se ter duas condições para cada uma destas atividades. Para melhor compreensão, a análise a seguir terá por base a construção de uma plataforma: . a região a ser escavada está contida na região da plataforma, sendo que as cotas do terreno natural estão acima das cotas de projeto da plataforma, caracterizando regiões em cortes, ou simplesmente cortes; . a região a ser escavada está fora da região da plataforma, sendo que o material escavado virá de locais externos denominados empréstimos; . a região onde o material escavado será espalhado está contida na região da plataforma, sendo que as cotas do terreno natural estão abaixo das cotas de projeto da plataforma, caracterizando regiões de aterro, ou simplesmente aterros; . a região onde o material (ou par:te do material) escavado será espalhado é externa à região da plataforma, caracterizando região de bota-fora, ou simplesmente bota-fora. Em uma obra pode-se ter as quatro condições citadas acima. Casos típicos são os de terraplenagens em rodovias e ferrovias, cujos projetos de terraplenagem são constituídos por uma sucessão de cortes e aterros; o aproveitamento de eventuais sobras de cortes para aterros distantes com falta de material pode ser anti-econômico, devido às grandes distâncias de transporte do material escavado, havendo a necessidade de definir bota-foras e empréstimos laterais.